O LeĂŁo poderia atĂ© mesmo se dar o luxo de perder por um gol de diferença neste domingo que, ainda assim, seria campeĂŁo da Copa do Nordeste, mas o CRB foi persistente e buscou a vitĂłria por 2 a 0 mesmo apĂłs o empate sem gols no primeiro tempo graças a uma atuação herĂłica de JoĂŁo Neto, grande responsĂĄvel por forçar a disputa por pĂȘnaltis.
Na marca da cal, porém, o Fortaleza teve um aproveitamento melhor e se aproveitou do fato de Anselmo Ramon ter desperdiçado logo a primeira cobrança do CRB para, posteriormente, converter todos os seus arremates e levar a taça de volta para o Cearå.
Esse Ă© o segundo tĂtulo do NordestĂŁo conquistado pelo Fortaleza nos Ășltimos trĂȘs anos. Em 2022, o LeĂŁo venceu o Sport para erguer a taça. O clube tambĂ©m faturou o torneio regional em 2019, quando bateu o Botafogo-PB na grande decisĂŁo.
O jogo
O primeiro tempo bastante equilibrado no estådio Rei Pelé. Tanto o CRB quanto o Fortaleza criaram oportunidades de gol, mas faltou um pouco mais de capricho para abrirem o placar em Maceió.
A partida começou com ambas as equipes perdendo um jogador por problemas fĂsicos. Pelo lado do Fortaleza, MoisĂ©s teve de ser substituĂdo por Machuca. JĂĄ pelo lado do CRB Saimon acabou dando lugar a Gustavo Henrique.
A primeira boa oportunidade do jogo foi do CRB. Aos 21 minutos, Anselmo Ramon recebeu cruzamento rasteiro, dentro da årea, e bateu de primeira, mas não pegou em cheio na bola, desperdiçando boa chance de abrir o placar. O Fortaleza respondeu cinco minutos depois com Yago Pikachu, que bateu falta com perigo, obrigando Matheus Albino a fazer boa defesa.
Mais tarde o Leão voltou a assustar o CRB em jogada de Lucero, que cruzou rasteiro após driblar Gustavo Henrique, mas viu Fåbio Alemão aparecer no meio do caminho para interceptar. Aliås, o zagueiro também teve seu momento de atacante, finalizando após jogada de Léo Pereira pela esquerda, mas o goleiro do Fortaleza estava ligado para fazer grande defesa.
Antes do intervalo, Anselmo Ramon ainda teve a chance derradeira de abrir o placar para o CRB. Desta vez Hereda fez o cruzamento rasteiro, mas o centroavante do Galo novamente nĂŁo conseguiu concluir de maneira firme, tendo de se conformar com o escanteio.
CRB abre o placar
No segundo tempo, os donos da casa foram com tudo para cima do Fortaleza e, de tanto insistir, acabou sendo premiado com o gol aos 22 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola ficou livre dentro da årea e sobrou nos pés João Neto, que chutou do jeito que deu e estufou as redes, incendiando a grande decisão da Copa do Nordeste.
Fortaleza responde
Com a pressão do CRB, o Fortaleza passou a apostar nos contra-ataques e em um deles quase empatou o jogo. Pedro Rocha foi conduzindo a bola e deu passe em profundida para Bruno Pacheco, que bateu cruzado, no alto, exigindo uma defesaça do goleiro Matheus Albino.
CRB busca o empate
Nos Ășltimos minutos o CRB foi com tudo para cima do Fortaleza e tentava chegar ao gol do jeito que dava. Os donos da casa jĂĄ nĂŁo seguiam um determinado padrĂŁo tĂĄtico. E, mesmo assim, o tĂŁo sonhado segundo gol saiu. Aos 41 minutos, Matheus Ribeiro decidiu arriscar de fora da ĂĄrea, contou com o desvio de BrĂtez e viu a bola sobrar nos pĂ©s de JoĂŁo Neto, que dominou e bateu forte, sem chances para JoĂŁo Ricardo, marcando seu segundo gol, levando a decisĂŁo para os pĂȘnaltis se transformando no herĂłi do time alagoano.
PĂȘnaltis
Na marca da cal, melhor para o Fortaleza, que teve 100% de aproveitamento nas cobranças, enquanto Anselmo Ramon, do CRB, desperdiçou o primeiro arremate da equipe, chutando por cima do travessão.
CRB
Anselmo Ramon: chutou para fora
GegĂȘ: gol
JoĂŁo Neto: gol
Hereda: gol
Matheus Ribeiro: gol
FORTALEZA
Lucero: gol
Pedro Rocha: gol
ZĂ© Welison: gol
Hércules: gol
Yago Pikachu: gol
FICHA TĂCNICA
CRB 2 (4) X (5) 0 FORTALEZA
Local: estådio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 9 de junho de 2024, domingo
HorĂĄrio: 16h30 (de BrasĂlia)
Ărbitro: Emerson Ricardo Andrade (BA)
Assistentes: Alessandro Ălvaro de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Pablo Ramon Pinheiro (VAR FIFA – AL)
Gol: JoĂŁo Neto, aos 22 e aos 41 do 2ÂșT (CRB)
CartĂ”es amarelos: FĂĄbio AlemĂŁo, Matheus Ribeiro, JoĂŁo Pedro, GegĂȘ (CRB); Pedro Augusto, Pcohettino, JoĂŁo Ricardo, Rosetto (Fortaleza)
CartĂŁo vermelho: Rosetto (Fortaleza)
CRB: Matheus Albino; Hereda, Saimon (Gustavo Henrique),
FĂĄbio AlemĂŁo e Matheus Ribeiro; FalcĂŁo (JoĂŁo Neto), JoĂŁo Pedro e GegĂȘ;
Labandeira (Mike), Anselmo Ramon e Léo Pereira.
Técnico: Daniel Paulista.
FORTALEZA: JoĂŁo Ricardo; BrĂtez, Kusceviv, Cardona e
Bruno Pacheco (Tinga); Pedro Augusto (Rosetto), Hércules e Pochettino
(Pedro Rocha); Yago Pikachu, Lucero e Moisés (Machuca) (Zé Welison).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.



